quinta-feira, julho 12, 2012

A Odiosa Natureza Humana de Jhonen Vasquez

Jhonen Vasquez, é o cartunista e desenhista criador de "Invader Zim" (Invasor Zim, série de tv), "Johnny The Homicidal Maniac" (Johnny O Maníaco Homicida, hq), "Fillerbunny"(algo como Enchimento de Coelho, hq), "Squee"(Algum ruído, provavelmente um esguicho, hq) entre outros... Sendo que essas e outras histórias em quadrinhos são todas publicadas pela Slave Labor Graphics.
Ele tem uma série de elementos que viraram marca de seus desenhos, que são: desenhos finos e geométricos, enredo marcado pela misantropia (ódio ao homem e à humanidade) e pelo pessimismo, elementos obscuros, algumas vezes chegando até ao gótico; sátiras, paródias e os sempre presentes (mas nem sempre entendidos): alces, carnes, chihuahuas, macacos, tacos, porcos, queijo, obesidade mórbida e dookie (???).
Johnen também é conhecido por seus pseudônimos Mr. Scolex e Chancre Scolex. E assim como Stan Lee, gosta de se ver em suas obras, literalmente, já tendo aparecido em "Invader Zim", "Happy Noodle Boy" ("Garoto Macarrão Feliz", ou algo assim) e "Johnny The Homicidal Maniac".

Dentre suas influências estão: David Cronenberg (cineasta canadense que trabalhou em filmes como: "Cosmopolis" [2012] e "Gêmeos - Mórbida Semelhança" ["Dead Ringers", de 1988]), Kurt Vonnegut (escritor estadunidense de, entre outras obras, "Player Piano" ["Revolução no Futuro", de 1952] e "Cat's Cradle" ["Berço do Gato" de 1963]), Franz Kafka (escritor alemão da novela "A metamorfose" [1915] e do romance "O Processo" [1925], entre outros), H. R. Ginger (artista plástico suíço famoso por suas obras "ultra-realistas" como "Birthmachine" [algo como "Máquina do Nascimento" de 1967] e "The Spell I" [algo como "A forma I" de 1973]) e H. P. Lovecraft (escritor norte-americano conhecido por seus contos, como "O Chamado de Cthulhu" [1926] e " Nas Montanhas da Loucura").
Quando perguntado sobre o que acha de ser considerado como "um rei gótico", Vasquez apenas responde que seu trabalho não deveria ser estereotipado como "quadrinhos góticos", pois sua inteção não era essa, mas essa foi a forma como retalhistas resolveram caracterizá-lo.